sábado, 19 de maio de 2007
Solução para entraves ao desenvolvimento didático devido à deficiência
Informações e orientações necessárias ao processo de desenvolvimento e aprendizagem desse aluno devem ser socializadas no momento da elaboração do projeto pedagógico, das adaptações curriculares, avaliação e acompanhamento do processo de inclusão. A escola necessita de orientações e informações de como melhorar o processo de interação e comunicação, proporcionar melhor ação funcional e promover a aprendizagem, o desenvolvimento da autonomia e independência em algumas atividades cotidiana possíveis. Os procedimentos didáticos e avaliativos deverão ser discutidos, construídos e reformulados, coletivamente e ao longo do ano. É importante o professor registrar os pontos fortes e as dificuldades que o aluno encontra para realizar as atividades, registrar a validade dos procedimentos didático-metodológicos utilizados, avaliar ainda o ambiente, a qualidade e quantidade de mediação, proporcionada para que o aluno atinja os objetivos propostos. Como qualquer outro aluno, o professor deverá estar atento ao processo de ensino e aprendizagem, para identificar as necessidades peculiares do aluno com deficiência física. Analisar os objetivos educacionais e por conseqüência, os conteúdos a serem trabalhados com o aluno, visando sempre lhe favorecer o exercício de participação no debate de idéias e no processo decisório quanto a sua própria vida e à vida da comunidade. Será necessário que o professor elabore um plano de ensino específico em função de sua condição física.
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